2006/03/07 ** Morreu Ali Farka Touré
Ali Farka Touré, um dos músicos africanos mais conhecidos, vencedor de dois prémios Grammys, morreu esta terça-feira no Mali, após doença prolongada, anunciou o Ministério da cultura maliano, citado pela Agência Lusa.
Touré, um dos pioneiros do jazz conhecido como «Mali Blues», morreu na capital do Mali, Bamako, aos 67 anos, e será sepultado quarta-feira na sua aldeia natal, Niafunke, no norte do país, junto ao rio Níger, segundo a mesma fonte.
Conhecido também como «Bluesman» de África, Touré tocava guitarra e gurkel, um instrumento de cordas tradicional do Mali, e ganhou prestígio internacional depois de vencer o primeiro Grammy em 1994 pela sua produção conjunta com o guitarrista norte-americano Ry Cooder do álbum intitulado «Talking Timbuktu».
Apesar de sempre ter afirmado que a sua música tinha raízes nos sons tradicionais do norte do Mali, aparecia em palco com chapéus de cowboy e reconheceu por várias vezes que se inspirava também em músicos ocidentais reconhecidos como Ray Charles, Otis Redding e John Lee Hooker.
O segundo Grammy foi-lhe atribuído este ano na categoria de música tradicional do mundo pelo álbum «In the Heart of The Moon», que produziu em colaboração com o seu compatriota Toumani Diabate.
in Portugal Diário
1 comentário:
Vimo-lo no Verão passado num concerto em Monsanto. Ainda por cima gratuito. Foi uma sorte poder assistir a um concerto deste senhor.
Enviar um comentário