O Conselho da Europa (CE) anunciou ontem a abertura de uma investigação formal sobre os alegados suspeitos de terrorismo islâmico detidos e transportados de forma secreta pela CIA na Europa, para fins de tortura.
As investigações ou pedidos de explicações sobre alegadas escalas de aviões da CIA estendem-se já a países como a Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia, Áustria, Suécia ou Portugal.
Além das notícias divulgadas desde o início deste mês, a ONG americana Human Rights Watch (HRW) acusou a CIA de ter estabelecido prisões secretas na Europa de Leste, mais concretamente na Polónia e na Roménia. Este país, ainda um candidato à adesão à União Europeia, assegura desde há uma semana a presidência do CE.
Há "indícios sérios" sobre a existência de prisões secretas da CIA em solo europeu. Um artigo recente do jornal The Washington Post falava em seis países da Europa de Leste, na Tailândia e no Afeganistão.
Informações sopradas do interior da própria CIA dizem que as ordens partiram de Dick Cheney e de Donald Rumsfeld.
Face a alguns desmentidos do governo português, o PCP obteve através da net fotografias de um avião que esteve no no aeroporto Sá Carneiro (Porto) em Abril deste ano. Estas fotos foram obtidas por "spotters"- actividade de tempos livres que consiste em fotografar e registar os aviões que passam pelos aeroportos (www.airliners.net).
Aguardamos novos desenvolvimentos.
quinta-feira, novembro 24, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário