quarta-feira, novembro 02, 2005

Apontamentos Diários


Hoje parti a última chávena do serviço de café dos camelos que durou nove anos. Paz à sua alma.
Ir ao Feira Nova também tem que se lhe diga e é uma verdadeira armadilha. Uma pessoa vai com a ideia de comprar um secador de cabelo para a esposa, já que o velho foi para o lixo porque da última vez que o utilizou começou a cheirar a queimado que impestou toda a casa, mas vem sempre de lá com mais qualquer coisa e menos dinheiro no bolso.

Devia haver um aparelho ou qualquer coisa anti-compras fúteis para uma pessoa se evitar. Mas, enfim...por entre o que não faz falta acaba por vir alguma coisa que se aproveita. E, desta vez, para além do pão e dos bolos para enfardar, trouxemos o livro do H.Potter e o das entrevistas ao Manu Chao, chamado "Destinación Esperanza". Desde junho que andava atrás dele, até o queria levar para a Rep.Dominicana mas o moço da livraria Bocage ora me dizia que ainda não tinha saído, ora que vinha dali a três dias, ora que isto e aquilo e mais não sei quê...Também não estive para ir a Lisboa comprá-lo e, assim, foi ficando adiado e quase esquecido até que hoje no escaparate do F.Nova lá estava ele a olhar para mim!

Tomei conhecimento com a música do Manu Chao a solo (já o conhecia dos Mano Negra) numa ocasião em que fomos a Badajoz e comprei uma revista espanhola de música que trazia um cd de oferta com artistas latino-americanos, onde vinha o tema "Mentira". Fiquei boquiaberto e, mais tarde, assim que vi o album "Clandestino" na fnac- tumba!- comprei logo. Passou a ser um dos meus favoritos porque a sua música é simples, directa, interventiva, questiona, denuncia e aponta caminhos de liberdade como pouca música hoje em dia. Além disso recupera sonoridades populares que já conhecemos que algum lugar, mas não sabemos precisar, mas também outras mais actuais e o resultado final é muito bom.

Hoje é o dia de "Todos os Santos/Finados/Mortos", como lhe quiserem chamar e veio-me à mémoria uma velha canção dos Mão Morta - "1º de Novembro" que falava em procissões, romarias e queridos defuntos.

1 comentário:

blimunda disse...

bacano: bastava teres vindo ao nº 8 pedir o livro! se é o que eu estou a pensar comprei-o porque também gosto bastante dele. para além disso adoro biografias e entrevistas de gajos da música!
http://blimundanomundo.blogspot.com/2005/07/manu-chao-de-philippe-manche-campo-das.html

se o que eu tiver for outro pede!