sexta-feira, agosto 24, 2007

Som + Curtidos



Alguns discos e sons mais curtidos neste Verão:

Tinariwen - Aman Iman
Música do deserto do Mali, cânticos tuaregs, blues de guitarras incendiárias e tambores hipnóticos. Uma revelação; se Hendrix tivesse nascido e vivido no Sahara soaria assim. O melhor que ouvi este ano.

Vários - Sun is shining
Compilação da revista Mojo de Julho, dedicada aos sons jamaicanos e ao 30º aniversário da edição de "Exodus". A revista faz um regresso ao passado e dá-nos conta da situação pessoal, social e política que rodeou o disco; desde o clima de guerra civil até à tentavia de assassinato de Marley. Vai desde o reggae, dub, dancehall e ska, com nomes grandes como Toots & The Maytals, Burning Spear, Bob Marley, U Roy, The Congos, Prince Far I, Lee Perry, The Heptones, entre outros. Boas vibrações.

Led Zeppelin
Compilação caseira com algumas das melhores pérolas desta lendária banda. Ouve-se bem em viagem. Uma espécie de redescoberta pessoal. Intemporal, como toda a boa música. Até já os putos se renderam a "Dyer Maker". A propósito, no Youtube apanha-se uma excelente versão acústica desta canção pelos brasileiros Cidade Negra.

Vários - Portugal Pop
Outra compilação caseira, esta dedicada a artistas portugueses de uma área mais pop. Com GNR, Linha Geral, Sheiks, Carlos Mendes, Corpo Diplomático, Radar Kadafi, Xutos, Daniel Nascimento, Belle Chase Hotel, Green Windows, Heróis do Mar, Ornatos Violeta, Pop Dell´ Arte, etc. Um disco de família.


Bob Marley/The Congos/Prince Far I
Mais um cd caseiro com sons da Jamaica. Reggae e dub vibrations. Dá-me boa disposição.

Kimi Djabaté - Terike
Músico da Guiné-Bissau e a residir por cá. Grande concerto no Amac em Junho. Tão bom que comprei logo o cd no final e pedi-lhe para me autografar. No futuro vai valer ouro. Por agora é uma injustiça este homem não ser mais conhecido. Belíssimos temas. No disco as emoções estão algo contidas, tendendo mais para a beleza e a harmonia dos sons, mas ao vivo as canções ganham outra vida, os ritmos são mais fortes e a dança toma conta do corpo. Toca bem no carro e na última semana foi mesmo dos mais tocados. Já consegui converter uma série de gente ao Kimi, desde os mais pequenos aos cotas.

Sem comentários: