terça-feira, novembro 14, 2006

Censurados...Até Morrer!


Lançamento previsto para 16 de Novembro. É a biografia da mítica banda punk portuguesa, da autoria de Augusto Figueira e Renato Conteiro.

Fala das origens desde os bancos de jardim de Alvalade, das histórias dos ensaios em garagens e quartos sem espaço, sabão no cabelo, botas da tropa, a revolta, a critica social, os concertos, os amigos, as zangas e traições, entradas e saídas, bandas antecedentes como os Ku de Judas, os Trip D´Axe, a relação com os Xutos, os N.A.M.(Núcleo de Atrasados Mentais), e muito mais...toda uma série de peripécias que fizeram a história da banda e daqueles que os seguiam.
Estes N.A.M. vi-os uma vez no RRV, num domingo à tarde, juntamente com os Cianeto. Eram muito bons; tinham garra e um grande speed para a época (tipo Suicidal Tendencies). Recordo-me que havia imenso mosh e stage-diving. Aquilo estava cheio de malta. A dada altura há um gajo que se atira para o meio da assistência e aterrou de cabeça no chão, tendo ficado mesmo muito mal tratado. Foi levado para o hospital.
E tenho belas recordações dos concertos dos Censurados: Uma primeira parte com os Xutos nas festas de Agosto do Ladoeiro (Idanha-A-Nova), no pavilhão da Quimigal com os V12 (heavy metal) , no Johnny Guitar (12/12 foi o melhor de sempre!) e na Cidade Universitária (Alecrim aos molhos).
Tinham atitude, boas canções, falavam do quotidiano urbano sem papas na língua e davam óptimos concertos. Duraram 4 anos, gravaram 3 discos e foram memoráveis. Ao vivo tinham uma pica do caraças!
O livro foi-me entregue em mão pelo Augusto Figueira e, do que li até agora, estou a gostar e a relembrar coisas que me marcaram.
Fazem falta em Portugal mais livros biográficos, que falem das nossas músicas e artes em geral. Embora neste ano já tenham saído livros do Sérgio Godinho e António Variações, há ainda muito por fazer. Se qualquer cozinheiro, opinador, figura de tv, taróloga, cartomante, etc, edita livros, não se compreende porque não há mais sobre música.

1 comentário:

TONY, Duque do Mucifal disse...

Concordo contigo. GANDA BANDA! GARRA, MUSICA, ATITUDE, ROCK, PUNK....CENSURADOS ATÉ MORRER!
Segunda-feira vou lá esatr. Já tenho o livro. quero a rubrica deles!