quarta-feira, outubro 26, 2005

O Tripas

Nos meus tempos de escola primária, havia lá um colega que era conhecido pela alcunha de Tripas. Esta alcunha já vinha do pai e não sei a sua origem.
Ora o Tripas era um tipo curioso...era maluco por motas mas não tinha nenhuma porque não podia comprar. Mas deliciava-se a apreciar as que via passar: Zundaps, Famel , Casal Boss, etc.
Ele invejava especialmente a Famel do Senoca; uma máquina ruidosa que não dava sossego às velhinhas à noite. Escape preso por arames, assento gasto, uma fumarada do caraças a sair do escape ruidoso, sem faróis e capacete nem vê-lo. O Senoca era o motoqueiro solitário da terra que vinha do campo montado na sua Famel a fazer cavalinhos e razías às velhas que encontrava. O Tripas passava-se com esta cena do tipo western, em que o herói solitário aparecia no horizonte cheio de estilo apenas com 14 anos e frequentando ainda a quarta classe. Era o aluno mais velho da escola e o recordista de chumbos. Ela não tinha cabeça para aquilo, a sua vida era a mota, guardar porcos e ovelhas e não tomar banho, a não ser quando havia algum casamento.
O Tripas teria para aí uns 8 anos e, ao ver esta cena, levantava a perna direita, engatava a sua mota imaginária, dava umas três aceleradelas ainda parado e arrancava a toda a velocidade. Fazia uns cavalinhos, umas curvas inclinadas e encostava a máquina ao muro da escola e ia para as aulas desenhar motas nos cadernos e a borrifar-se para o que a professora ensinava.

A malta fartava-se de gozar com o gajo a toda a hora, mas ele continuava naquilo e não levava a mal a brincadeira; para ele tinha mesmo uma mota de verdade e nós eramos parvos porque não percebíamos. Então, mandava o pessoal à merda e arrancava rua abaixo imitando e Senoca nas razías às velhas e aos bebados que encontrava e lhe chamavam "filho dum corno do garoto!".

Certo dia, estavamos na primavera e fazia algum calor, conversa para aqui conversa para ali, a malta resolve ir às abelhas. Ir às abelhas não era para os mais maricas, exigia coragem e maluquice. Os que iam ficavam a uma certa distância das colmeias e, assim que avistavam um enxame delas, pirava-se em passo de corrida. Mas o Tripas não tinha problemas e aceitou a aposta do Senoca: dar uma volta na sua Famel se conseguisse enfiar a cabeça dentro da colmeia. Pensava-se que o gajo ia recusar, mas ele ficou aos pulos de contente e aceitou logo o desafio. Então, enfiou lá a cabeça enquanto a malta se afastava lentamente. Era só abelhas à volta e já não se via nem a cara nem a cabeça do Tripas. Vendo que aquilo ia dar dar merda, a malta deu à sola dali e foi esperá-lo na rua dele. Até que ele aparece montado na mota imaginária e aos ais pelas ruas, as pessoas a virem às portas e janelas ver o que se passava, que desgraça teria acontecido?. Aparece a mãe dele aos gritos "ai meu filho que te fizeram mal!!..." "filhos dum corno que levam com o castigo de Deus!"...
O Tripas teve que ser levado de urgência para o hospital porque a sua cabeça ficou do tamanho de uma abóbora, os olhos, bochechas, lábios, orelhas tudo inchado que metia medo. Ficou lá uns três dias internado e começaram a chamar-lhe Cabeça de Colmeia e ele dizia que o inchaço era o capacete novo que tinha arranjado.
Entretanto, apesar de ter ganho a aposta não foi possivel andar na Famel porque o Senoca se tinha estampado com ela contra a parede da capela de S.Pedro e agora andava a penantes ou de burro quando a deslocação era para mais longe.

4 comentários:

blimunda disse...

tu andaste na primária na beira baixa?!
e eu que pensava que esta era uma escola do alto do seixalinho...
é que um cromo como esse tripas só podia ser daqui.
espreita o http://altoseixalinho.blogspot.com/

pinhacolada disse...

Eu vim da beira baixa com 9 anos para o Barreiro (Vila Chã City)

pinhacolada disse...

Nunca mais soube do gajo,mas vou perguntar à minha mãe e depois dou a informação...Hip.1-Emigrou para França Hip.2- É pastor na zona de Idanha Hip.3-Está preso ou assim

blimunda disse...

eu acrescentaria mais umas hips.:
como diz a minha mãe, se forem bestas, foram para a GNR, se não forem vão para os Correios, se forem assim assim vão arranjar as linhas de comboio da beira baixa...