Na imagem ao lado está uma foto de John Dillinger, famoso americano assaltante de bancos. Isto a propósito do falecimento de um português, que se apresentava sempre de óculos escuros e a quem deram precisamente a alcunha de...Dillinger, mas também lhe chamavam Sete Estrelas ou Testa Rachada.
Vitorino da Piedade Nunes foi introduzido nas andanças do crime pelo próprio pai, que o obrigava a roubar, quando ainda frequentava a escola primária. Aos 11 anos foi preso pela primeira vez, a pedido da própria mãe, que pensava ser esta uma forma de o moço se emendar. Só que não resultou. Com 14 anos já tinho sido preso 25 vezes e contava com várias fugas de casas de correcção. Também na tropa teve problemas, foi preso e expulso.
Conheceu quase todos os estabelecimentos prisionais do país e mesmo os de Santo Antão e do Tarrafal, em Cabo Verde.
Granjeou fama e foi considerado como o Rei das Evasões.
No seu currículo constam acusações de assaltos à mão armada, homicídios, roubos, burlas, falsificação, lenocínio, violações, etc.
Nos últimos anos, apesar de meio retirado da vida malvada, ainda explorou uns estabelecimentos de alterne.
Num velho caderno que guardava religiosamente, Dillinger compilou mais de 300 truques, com dicas sobre como abrir fechaduras, esconder objectos furtados, assaltar bancos, simular suicídios e muitos mais, como por exemplo:
O Truque da Pastilha Elástica - O ladrão entra na ourivesaria e pede para ver uns anéis ou uns fios e, discretamente, cola uma pastilha elástica debaixo do balcão. Depois aproveita uma distracção do vendedor e cola a peça a roubar na pastilha. Quando o outro dá por falta da peça, chama a polícia e acusa o suspeito, que é revistado mas nada é encontrado na sua posse. Depois, entra um cúmplice na loja para mandar arranjar um relógio e, sem dar nas vistas, retira a peça.
Faleceu dia 10 de Agosto, aos 68 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário