Foi para aí em Julho de 1985 que o Santoantoniense organizou um torneio de futebol que fez história. Houve competição de séniores, juniores e juvenis. Eu alinhava pelos juvenis do União Desportiva de Vila Chã. Não me lembro da classificação nem de quem ganhou e de outros pormenores que o tempo levou. Mas lembro-me que a equipa da Fonte do Feto ficou em último lugar. Era formada por aqueles tipos assim meio agricultores a quem chamavamos caramelos e sofreram uns 30 e tal golos e só marcaram um. E que golo! Disto lembro-me porque foi no jogo que disputámos com eles. A partida aproximava-se do fim e nós tinhamos uma vantagem de 10-0. Houve golos de todas as formas e feitios. Quando já toda a gente se preparava para o apito final, eis quando eles vão em direcção à nossa baliza, mais determinados que nunca, um gajo grandalhão mas tosco consegue fintar o guarda-redes (acho que esta era o Paulo Maricas) e com as redes à sua frente empurra a bola para golo. Era o seu tento de honra, até achei que era simpático. Mas qual tento de honra qual quê! Aquilo para eles significava uma Liga dos Campeões, uma Taça do Mundo, o ponto mais alto da glória desportiva. O bacano dá uma volta completa ao campo perseguido pelos colegas, de braços no ar, tudo aos gritos de "golo!", os suplentes entraram em campo, as mães e avós que assistiam entraram em campo, buzinas de carros soaram...só faltou ser feriado na freguesia. Ficámos de início estupefactos e foi uma risada. Ainda por cima os gajos não estavam no gozo; aquilo era mesmo a sério; aquele golo foi a maior explosão de alegria que vi até hoje num jogo de futebol. A sério.
Pois agora tem andado para aí um sururu com os "Lobos" do rugby (ou será râguebi?) que me provocou o mesmo tipo de estupefacção. Levaram tareia de todos os brutamontes que defrontaram mas como são "amadores", coitados, têm a simpatia de toda a gente, ao ponto de as tvs não falarem de outra coisa, se não contarmos com o Mourinho, claro. Ele é directos dos estágios, entrevistas a betinhos excitados, cachecóis a dizerem campeões do mundo, recepções no aeroporto e sei lá que mais. Não se compreende tanto exagero. Deram o seu melhor, tudo bem, mas vamos a ter calma, acordem lá e vejam que não se ganhou nada para além de alguns jogadores que farão uns contratos em ligas estrangeiras.
Imagino a Fonte do Feto em 1985 a receber os seus heróis e a festa que não terá sido.
Mas finalmente houve alguém que se cagou para o futebol, embora já tenha por lá andado. Faço aqui um elogio ao Santana Lopes. Ontem interromperam o homem na Sic por causa de um directo da chegada do Mourinho à Portela, o gajo não gostou e foi-se embora do programa. Muito bem. Já é tempo de deixarem de nos atirar com a merda das inutilidades da bola para os olhos. Esse ópio informativo que queima os neurónios.
quinta-feira, setembro 27, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário